Secretaria Municipal da Saúde de Veranópolis alerta população sobre a proliferação do mosquito Aedes Aegypti

A Secretaria Municipal da Saúde, através do setor de Combate às Endemias, alerta a população veranense para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. O período do verão é o mais propício à proliferação, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças.

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico, que vive dentro de casa e perto dos seres humanos. Com hábitos diurnos, o mosquito (apenas a fêmea) se alimenta basicamente de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer, para se reproduzir. A reprodução acontece em água parada (limpa ou suja), a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados em água e distribuídos por diversos criadouros.

Por isso todos devem trabalhar juntos para a eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti. Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa, fazendo toda a higiene e limpeza necessárias, e acabar com os recipientes com água parada – ambiente propício para procriação do Aedes aegypti.

São medidas bem simples, mas que ajudam a prevenir várias doenças. Segue algumas DICAS:

● Tampe os tonéis e caixa d’água.
● Mantenha as calhas sempre limpas.
● Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo.
● Mantenha lixeiras bem tampadas.
● Deixe ralos limpos e com aplicação de micro tela.
● Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia.
● Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais.
● Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
● Limpe e mantenha seco o reservatório de água do refrigerador.

Maiores informações podem ser obtidas o setor de Combate à Dengue na Secretaria Municipal da Saúde, pelos telefones (54)9 9660 6011 (54)3441-1458 ou pelo e-mail: [email protected].

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo