Conselho de Consumidores da RGE apresenta e debate oportunidades em dupla jornada na Serra Gaúcha

O Conselho de Consumidores da RGE (CCRGE) atuou em dupla jornada nesta quarta-feira (28), para apresentar e debater oportunidades e desafios em torno de temas como microgeração e distribuição de energia, fontes alternativas e biomassa, em duas localidades da Serra Gaúcha.

Pela manhã, representado pelo presidente Claiton Gaieski Pires (classe industrial – Fiergs), e pelos conselheiros Carlos Minussi (classe poder público – Famurs) e Ademar Franco de Cástria (classe residencial – Fracab), o CCRGE participou da reunião do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga), em Garibaldi.

O Conselho apresentou seu trabalho e forma de atuação para prefeitos e representantes dos municípios de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Garibaldi, Nova Bassano, Paraí, Santa Tereza, São Marcos e Veranópolis.

Também estiveram presentes representantes da concessionária RGE e do Banco do Brasil, como agente financiador, mostrando oportunidades em micro geração aos municípios.

“Existem muitas possibilidades de investimento extremamente interessantes, tanto para o poder público, e por consequência, para o contribuinte, o cidadão, quanto para a própria concessionária. E que dependem apenas de bom planejamento. Ou seja, é uma situação em que todos ganham. Só que ainda residem muitas dúvidas em torno do tema, que é bastante complexo. Assim, sempre que possível, procuramos trazer esclarecimentos”, comentou o presidente do Conselho de Consumidores da RGE, Claiton Gaieski Pires.

Já durante o período da tarde, o Conselho de Consumidores da RGE realizou um treinamento sobre oportunidades e desafios nos campos da microgeração de energia, geração distribuída, energias alternativas e biomassa no plenário da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves.

A representação dos consumidores coube ao presidente do Conselho, Claiton Gaieski Pires (classe industrial – Fiergs), e aos conselheiros Ademar Franco de Cástria (classe residencial – Fracab) e Carlos Minussi (classe poder público – Famurs).

Leia também:  GAECO desarticula esquema criminoso que movimentou mais de R$ 32 milhões no Sul do Brasil

O evento também contou com as participações de representantes da concessionária RGE, da Prefeitura e da Câmara municipal de Bento Gonçalves e dos agentes financiadores Sicredi e Banco do Brasil.

Fotos: Gabriel Izidoro

Sobre o Conselho de Consumidores da RGE

O Conselho de Consumidores da RGE (CCRGE), instituído em 13 de maio de 1998, representa consumidores dos 255 municípios da área de concessão da RGE, no Rio Grande do Sul. O grupo é composto por representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e da Federação Riograndense de Associações Comunitárias e de Moradores de Bairros (Fracab).

Os Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica foram criados pela Lei Federal 8.631/1993. Desde 2016, obedecem à Resolução Normativa 451/2011 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). São organizações sem personalidade jurídica, de caráter consultivo, designadas para defender os interesses individuais e coletivos dos consumidores de energia elétrica e orientar, analisar e avaliar questões ligadas ao fornecimento de energia elétrica, tarifas e adequação dos serviços prestados pelas respectivas concessionárias.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo