Mais perto do topo – Grêmio 3×2 Ceará (Campeonato Brasileiro – 26ª Rodada)
O Ceará não costumava causar dificuldades para o Grêmio, a vítima normalmente era o Internacional, mas neste domingo (23) os gremistas encontraram enormes problemas para superar o time nordestino.
Mesmo que Renato Portaluppi tenha colocado em campo o melhor time disponível, os cearenses abriram o placar logo cedo. É bem verdade que a pressão inicial foi gremista, e que em 10 minutos empatamos a partida, mas os adversários eram persistentes e abriram vantagem logo depois. Uma partida um tanto fora do normal, especialmente por ser na Arena. O Grêmio não costuma levar dois gols em casa e ainda por cima em menos de 30 minutos.
A esperança de uma vitória veio quando Thonny Anderson empatou a partida, praticamente no último minuto da primeira etapa. Com o intervalo pela frente e uma bela conversa no vestiário, o Grêmio voltaria melhor, mais agressivo e especialmente mais atento.
Foi o que aconteceu, Renato Gaúcho “entrou em campo” no intervalo, falou ao pé do ouvido com Luan, e mostrou aos jogadores a importância de uma vitória neste confronto. Vencer seria muito mais do que apenas três pontos, significaria a aproximação junto aos líderes, um fôlego para as disputas finais da Copa Libertadores e, um sinal de alerta para os adversários, de que o Grêmio está sim na briga pelo Brasileirão.
Para finalizar com chave de ouro, Luan foi determinante na vitória, marcou um golaço de falta, voltou a jogar bem no segundo tempo e, quem sabe, volte a ser o grande atleta que foi em 2017. Luan poderá dar muitas alegrias para todos nós ainda em 2018!
NOTAS:
Marcelo Grohe – Não teve culpa nos gols – 7
Léo Moura – Foi responsável por uma bela assistência. Apesar da idade, ainda joga muito – 8
Geromel – Fez gol e foi perfeito na defesa – 9
Kannemann – Falhou em um dos gols do Ceará – 6
Cortez – Faz tempo que não vem jogando bem – 5
Maicon – Fez um pouco de tudo e jogou como sempre – 8
Cícero – Deu passes de muita qualidade – 7
Ramiro – Marcou bastante, fez um jogo protocolar – 7
Luan – De vaiado ao melhor em campo. Fez um golaço – 9
Everton – Muito ofensivo, a todo momento pressionando – 7
Thonny Anderson – Foi bem, marcar gols sempre foi importante – 7
Pepê – Sempre um bom jogador para o contra-ataque – 7
Thaciano – Ajudou na marcação – 6
Kaio – Teve pouco tempo para participar do jogo – 5
Renato Portaluppi – Foi determinante na vitória – 9