Governadores e parlamentares reagem a decreto de Lula sobre uso da força policial
O decreto publicado pelo Ministério da Justiça para regulamentar o uso da força por policiais em todo o País virou alvo de críticas de governadores da oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Na rede social X, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), disse que “o crime organizado celebra o grande presente de Natal recebido pelo presidente Lula”.
Caiado entende que o decreto garante mais liberdade de ação aos criminosos, promove o engessamento das forças policiais e foca apenas em crimes de menor potencial ofensivo.
“O decreto impõe aos Estados que, caso não sigam as diretrizes do governo do PT para a segurança pública, perderão acesso aos fundos de segurança e penitenciário. Trata-se de uma chantagem explícita contra os Estados, que acaba favorecendo a criminalidade”, escreveu.
No mesmo tom crítico, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou que as diretrizes estabelecidas pelo governo são inconstitucionais. Para Ibaneis, o decreto fere o artigo 144 da Constituição Federal, que define quais são as corporações que integram as forças de segurança no Brasil.
“Interferência total. Uma pena que o governo federal, ou melhor, o presidente Lula não saiba seu espaço. Quem faz segurança pública são os Estados”, disse.
Bancada da bala
No Congresso Nacional, deputados da chamada bancada da bala, formada por políticos ligados a forças policiais, também reagiram ao decreto.
Segundo informações divulgadas pela CNN, os congressistas criticaram o fato de que o texto foi elaborado sem debates públicos ou discussão prévia com parlamentares.
Entenda o decreto
O decreto estabelece que o Ministério da Justiça terá competência para editar regras complementares, financiar, formular e monitorar ações relacionadas à atuação policial.
O decreto também especifica que a força deve ser usada pelos agentes apenas em casos de ameaça real ou potencial. Com isso, o uso da arma de fogo deve ser feito como último recurso.
Com informações do Portal O Sul.
Media: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1134245678093074&set=p.1134245678093074&type=3
Media: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1134245924759716&set=p.1134245924759716&type=3
Os seguranças do Lula também não podem atirar.
Vai chegar um dia q certtas pessoas vão da voz de prisão pra polícia sem ser policial
LULA BAITA FILHA DE UMA ÉGUA, BOTAR ELE NA CADEIA DE NOVO!
Ese rato de esgoto não apita nada…não tem poder…nem o PT…governa ….existe um cistema por traz..nova hordem mundial….agenda. vinti trinta…o Brasil é a cereja 🍒 do bolo todos querem um pedaço…terra minério agua…madeira…e principalmente o agro…..
Francisco Moro e o ratão bolsonaro?
Oli Sol de que planeta tu tá chegando…ou talvez tu seja um analfabeto não sabe ler …tá por fora das notícias…Venezuela..cuba te espera vai lá…..
Francisco Moro em que mundo vc vive digo eu!
Vc é ignorante sem noção Apoiando bandido!
De que adianta ter estudo se vc é burro e com espírito pobre!
Teu presidente vai ser preso em breve! Aguarde!
Francisco Moro o teu presidente ratão de boeiro! Boca espumosa
Lixo não reciclável
Justiça com as próprias mãos vai ser inevitável.!!!
💩👆
Vergonha