Pedágio na ERS-324: ida e volta de Nova Prata e Passo Fundo poderá passar de R$ 50

Concessão abrangerá 32 municípios e prevê investimentos bilionários em infraestrutura rodoviária no Rio Grande do Sul

O sistema de pedágio free flow, com cobrança proporcional ao uso das rodovias, será implementado no Bloco 2 das rodovias estaduais do Rio Grande do Sul. Entre as principais mudanças, está o custo elevado para quem utiliza a ERS-324, onde a tarifa total para ida e volta no trecho entre Veranópolis e Passo Fundo poderá ultrapassar R$ 50. A iniciativa faz parte de uma concessão que promete duplicações, melhorias e serviços mais eficientes.

A concessão, que engloba 414,91 quilômetros de estradas em 32 municípios, prevê investimentos de R$ 6,7 bilhões ao longo de 30 anos. O projeto inclui duplicação de 244 quilômetros, 101 quilômetros de terceiras faixas e implementação de acostamentos, marginais e passarelas para pedestres. As rodovias contempladas no Bloco 2 atualmente possuem pistas simples e passarão por grandes transformações para melhorar a mobilidade e a segurança.

O sistema free flow, sem praças de pedágio tradicionais, será o principal destaque. 24 pórticos serão instalados em locais estratégicos, com a intenção de tornar a cobrança proporcional ao uso das rodovias. A RS-324, que liga Passo Fundo a Nova Prata, terá seis pórticos, com tarifas individuais que variam de R$ 3,70 a R$ 4,90, somando mais de R$ 25 por trecho completo.

O cronograma prevê que as duplicações iniciem no terceiro ano da concessão e avancem gradativamente, atingindo o ápice no quinto ano, com 46,7 quilômetros de obras. Além disso, o governo do Estado realizará consultas públicas para discutir o projeto e ajustar as propostas. O leilão para definir o responsável pela concessão ocorrerá no primeiro semestre de 2025, sendo definido pelo menor custo público e maior desconto tarifário.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

27 Comentários

  1. O povo paga pela construção das rodovias depois os malditos políticos dão para empresas privadas cuidar cobrando de quem pagou para construir para poder utilizar esse sistema de gestão tem que acabar.

  2. Que vergonha, que absurdo esses valores, ninguém questiona os valores da cobrança, pq tão elevados se esse modelo não tem gastos com funcionários. Povo passivo demais, aceita tudo, está na hora de começar a imitar o movimento que ocorre em Londres denominados Blade Runners

  3. Não querem esse roubo oficializado pelo governo do estado? Lutem contra agora, pq depois, não tem volta. Quem tiver oportunidade, consulte moradores de outros municípios com rodovias estaduais com esse modelo de cobrança e perguntem se estão satisfeitos… É pedágio e Detran sugando os usuários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo