Maioria do STF mantém decisão de Dino que liberou emendas
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal votou nesta segunda-feira (2) para referendar a decisão individual do ministro Flávio Dino que liberou o pagamento das emendas parlamentares.
A decisão de Dino foi proferida no início da tarde e começou a ser analisada pelo plenário virtual da Corte, por volta das 18h, em uma sessão extraordinária do plenário virtual. A votação ficará aberta até as 23h59 desta terça-feira (3).
Até o momento, seis dos 11 integrantes da Corte se manifestaram pela manutenção da decisão. Além de Dino, que é relator do caso, os demais votos foram proferidos pelos Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Gilmar Mendes e Dias Toffoli.
Na modalidade virtual de votação, os ministros inserem os votos no sistema eletrônico do STF e não há deliberação presencial.
Entenda
Mais cedo, o ministro Flávio Dino decidiu que as emendas estão liberadas para pagamento, mas devem seguir critérios de transparência e rastreabilidade. A decisão ocorre após a sanção da lei que procurou corrigir problemas apontados pelo STF.
Em dezembro de 2022, o STF entendeu que as emendas chamadas de RP8 e RP9 eram inconstitucionais. Após a decisão, o Congresso Nacional aprovou uma resolução que mudou as regras de distribuição de recursos por emendas de relator para cumprir a determinação da Corte.
No entanto, o PSOL, partido que entrou com a ação contra as emendas, apontou que a decisão continuava em descumprimento.
Após a aposentadoria da ministra Rosa Weber, relatora original do caso, Flávio Dino assumiu a condução do caso.
Em agosto deste ano, Dino determinou a suspensão das emendas e decidiu que os repasses devem seguir critérios de rastreabilidade. O ministro também determinou que a Controladoria-Geral da União (CGU) auditasse os repasses dos parlamentares por meio das emendas do orçamento secreto.
Roubo com nota fiscal… vergonha nacional
É paia ter pessoas assim que não pensam no Brasil, mas um dia a casa cai para quem faz o mal.
STF agora assume papel legislativo dos senadores é um bom saber então em 2026 o STF vai pra legenda das eleições pra ser votado pelo povo 🤔
Que eu saiba que faz isto , quem faz legislação e cria lei muda lei determina algo é senado em votação na Câmara humm 🤔 ‼️
Cuidado Flávio Dino está comentando muitos crimes e todos vocês acham que permanecerá no poder eternamente cuidado
Claro tudo combinado
Media: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2025324301245771&set=p.2025324301245771&type=3
Media: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2025324367912431&set=p.2025324367912431&type=3
O Senado mudou de lugar? Avisem os senadores!