Grupo que fraudava documentos de veículos é desmantelado em operação no RS
Uma operação batizada de Carta Branca, realizada pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (28), desarticulou um esquema criminoso que operava na Região Metropolitana de Porto Alegre. A ação foi coordenada pela 2ª Delegacia de Polícia de Canoas e incluiu o cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão em Canoas, Sapucaia do Sul e Alvorada. Durante a operação, foram apreendidos armas de fogo, munições, documentos e equipamentos relacionados à prática criminosa.
O esquema fraudulento envolvia despachantes e uma ex-funcionária de um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) de Canoas. Eles facilitavam a emissão irregular de documentos de veículos mediante o pagamento de propinas. As investigações apontaram que os valores que deveriam ser repassados ao Detran-RS eram desviados diretamente para os envolvidos, que realizavam transferências de veículos de forma ilegal. Além disso, há indícios de que o esquema foi utilizado para “regularizar” veículos roubados ou clonados.
Segundo a Polícia Civil, as práticas criminosas incluem corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica e associação criminosa. Esses atos podem resultar em penalidades severas para os responsáveis, incluindo tanto os executores do esquema quanto os beneficiários que utilizavam os serviços ilícitos. A operação busca agora consolidar provas para concluir o inquérito e formalizar as acusações.