Polícia Federal conclui inquérito e indica Bolsonaro e mais 36 por tentativa de golpe de Estado

A Polícia Federal (PF) concluiu nesta quinta-feira (21) o inquérito que apura a existência de uma organização criminosa acusada de atuar de forma coordenada para impedir que Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin assumissem a presidência e a vice-presidência em 2022. O relatório final da investigação foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Entre os indiciados pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa estão o ex-presidente Jair Bolsonaro; o ex-comandante da Marinha Almir Garnier Santos; o ex-diretor da Agência Brasileira de Informações (Abin) Alexandre Ramagem; e outros nomes de destaque, como o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o ex-ministro do GSI Augusto Heleno e o tenente-coronel do Exército Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Outras figuras indiciadas incluem o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e o ex-ministro da Casa Civil e da Defesa, Walter Souza Braga Netto. Além disso, mais 29 pessoas foram relacionadas, como Ailton Gonçalves Moraes Barros, Fernando Cerimedo, Paulo Renato de Oliveira Figueiredo Filho, entre outros.

De acordo com a PF, as provas foram obtidas ao longo de quase dois anos, utilizando quebra de sigilos telemático, telefônico, bancário e fiscal, além de colaboração premiada, buscas e apreensões, entre outras medidas autorizadas pela Justiça. A investigação identificou a estruturação dos envolvidos em seis núcleos principais:

  • Desinformação e ataques ao sistema eleitoral
  • Incitação de militares a aderirem ao golpe
  • Jurídico
  • Operacional de apoio às ações golpistas
  • Inteligência paralela
  • Operacional para cumprimento de medidas coercitivas

“Com a entrega do relatório, a Polícia Federal encerra as investigações referentes às tentativas de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito”, afirmou a PF em nota oficial.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

19 Comentários

  1. Baita vergonha ,esses bandidos no poder,e ainda tentando incriminar o MITO ,para ele não concorrer em 26..
    Mas vão se dar mal em 26 o MITO no poder novamente…

  2. As mensagens apagadas, não falam o cara abrindo as porta do palácio ninguém fala , cadê CPI pra apurar as investigações, nada quem fez o L deve tá feliz hoje . Essa justiça brasileira tá pior que um lixo mesmo .

  3. Chega ser patético tudo isso este canalhas não tem mais o que fazer este que se diz presidente e STF nada mais são que tudo uma corja de desocupado que nunca foram eleito pelo povo está doendo levaram uma surra nas urnas estão experimentando até agora porque sabem que não foram eleito o povo acordado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo