Instabilidade avança pelo estado com ventos, chuva e granizo; calor persiste em algumas regiões
Chuva e temporais começaram a ser registrados neste domingo (17) no Rio Grande do Sul, com o avanço de áreas de instabilidade a partir do Oeste do estado, conforme previsão da MetSul Meteorologia. A mudança do tempo se estenderá até amanhã, alcançando regiões que ainda enfrentam sol forte e calor intenso.
Mudança no tempo começa pelo Oeste gaúcho
Fortes áreas de instabilidade avançaram da província argentina de Corrientes para o Oeste do Rio Grande do Sul entre o final da manhã e o início da tarde. A cidade de Uruguaiana foi uma das primeiras a sentir os efeitos do temporal, com chuva, vento e granizo.
No Aeroporto Internacional de Rubem Berta, uma rajada de vento de 76 km/h foi registrada em boletim especial. Relatos indicam queda de granizo miúdo em partes da cidade. A temperatura, que era de 29ºC, caiu para 22ºC no início da tarde, enquanto outras regiões do estado seguem com máximas entre 35ºC e 38ºC.
Previsão para as próximas horas
A instabilidade deve atingir outras áreas do estado, principalmente o Oeste, Centro e Sul, da tarde para a noite deste domingo. Apesar disso, os volumes de chuva tendem a ser baixos na maior parte dos locais. Somente de forma isolada há risco de acumulados mais elevados e temporais mais intensos.
Devido ao calor excessivo, há potencial para temporais pontuais com vento forte e granizo, mas o ar seco em níveis médios e baixos da atmosfera dificulta a organização de instabilidades mais amplas.
Porto Alegre e região metropolitana
Na capital, o tempo permanece firme e extremamente quente nas próximas horas, com previsão de 36ºC a 37ºC nesta tarde. Na região metropolitana, os termômetros podem chegar a 38ºC ou mais.
A instabilidade pode se aproximar de Porto Alegre no final do dia ou, mais provavelmente, durante as primeiras horas da segunda-feira. Com temperaturas elevadas, há possibilidade de alertas de curto prazo para eventuais temporais.