Inmet descarta ciclone-bomba no Sul do Brasil e prevê apenas frente fria
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou nesta segunda-feira (11) que a formação de um ciclone-bomba no Sul do Brasil está descartada, contrariando previsões anteriores. O fenômeno, que é conhecido por provocar ventos fortes e chuvas intensas, foi descartado após análises meteorológicas mais recentes.
Na semana passada, modelos climáticos indicavam a possível formação do ciclone-bomba próximo ao Uruguai e ao Rio Grande do Sul, com potencial de impacto nas condições climáticas do Sul brasileiro. Contudo, com a chegada de uma massa de ar de alta pressão à região, as condições para o desenvolvimento do fenômeno foram eliminadas. Essa nova análise afastou o risco de um evento climático extremo que poderia trazer danos significativos para a população.
Com o ciclone fora de previsão, o Sul do Brasil deverá enfrentar temperaturas mais amenas e uma frente fria ao longo da semana. De acordo com o Inmet, Santa Catarina e Paraná terão céu nublado e chuvas isoladas, com pouca acumulação, especialmente no norte desses estados. Já no Rio Grande do Sul, as condições variam: enquanto o oeste e o sul devem ter tempo firme, a metade norte pode registrar garoas ou chuvas leves.
Além disso, uma massa de ar mais frio deve trazer ventos de até 70 km/h nas áreas costeiras do Rio Grande do Sul. Com isso, o clima permanecerá estável e com menor variação de temperatura, indicando uma semana sem grandes alterações climáticas na região Sul do Brasil.