Veranópolis amplia cuidado visual nas escolas com o Programa Saúde na Escola

A Prefeitura de Veranópolis, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, aderiu ao Programa Saúde na Escola, do Ministério da Saúde, em 2022, promovendo ações de triagem visual em estudantes. O projeto foi estruturado após médicos e pediatras da Atenção Básica identificarem um aumento no número de crianças encaminhadas para avaliação oftalmológica, principalmente para descartar problemas de visão que pudessem afetar a alfabetização e o desenvolvimento comportamental.

A iniciativa conta com a colaboração da Secretaria de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade e apoio do Lions Clube de Veranópolis, que possui o Hospital de Olhos em Passo Fundo. Desde sua implementação, a triagem visual foi replicada em outros municípios, ampliando seu alcance.

Para garantir o atendimento, crianças que apresentam dificuldades visuais na triagem são encaminhadas para avaliação com oftalmologista, que pode recomendar o uso de lentes corretivas quando necessário. Em 2023, a Secretaria de Saúde convidou óticas locais para oferecer suporte ao projeto. A Ótica Ferreira e o Mercadão dos Óculos participaram distribuindo armações, além de balões e doces, enquanto o Sicoob apoiou com gibis e pipoca, reforçando a ação.

Devido ao elevado número de alunos em fase de alfabetização, a triagem foi concentrada nas crianças do primeiro ano, que apresentaram maior necessidade de apoio para o desenvolvimento da aprendizagem.

Resultados do Projeto:

  • 2022: 197 crianças triadas, 66 encaminhadas ao oftalmologista, 15 receberam óculos.
  • 2023: 203 crianças triadas, 49 encaminhadas, 11 receberam óculos.
  • 2024: 153 crianças triadas, 17 serão encaminhadas para avaliação oftalmológica.

Esse projeto, construído em parceria com diversos atores da comunidade, tem impactado diretamente o desenvolvimento das crianças de Veranópolis, promovendo um cuidado visual essencial para o aprendizado.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo