PF cumpre mandados e desarticula esquema de lavagem de dinheiro na Serra Gaúcha
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (7) a Operação Deadcoin com o objetivo de desarticular uma rede criminosa de lavagem de dinheiro e fraudes financeiras que operava no Sul do Brasil. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Bento Gonçalves e Caxias do Sul, cidades da Serra Gaúcha, onde os suspeitos estavam envolvidos em práticas de lavagem de dinheiro, estelionato e evasão de divisas.
As investigações indicam que a organização criminosa atraía vítimas oferecendo investimentos com rendimentos irreais, depositando um suposto lucro inicial para conquistar a confiança. Após aportes financeiros mais altos, os valores eram bloqueados sem justificativa, impossibilitando as vítimas de reaver o dinheiro. O golpe afetou milhares de pessoas, especialmente na região Oeste de Santa Catarina.
Para esconder os valores obtidos, o grupo utilizava métodos sofisticados, incluindo a transferência de recursos para paraísos fiscais e compra de bens de luxo no exterior. Além de 13 mandados cumpridos em Caxias do Sul e 2 em Bento Gonçalves, outras cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina também foram alvo de ações da PF, resultando no bloqueio de bens de 58 investigados, que somam R$ 91 milhões, além da apreensão de imóveis e veículos de luxo.
Os envolvidos poderão responder por estelionato, lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro, enfrentando penas que podem ultrapassar 30 anos de prisão.