Prefeito eleito de Veranópolis anuncia secretariado para gestão 2025-2028; saiba quem são
Na manhã desta quarta-feira, o prefeito eleito de Veranópolis, Cristiano Valduga Dal Pai, e o vice-prefeito João Guilherme Mazetto oficializaram os secretários que comporão a administração municipal de 2025 a 2028. Dal Pai e Mazetto reafirmaram o compromisso de honrar a confiança depositada pela população veranense com uma gestão eficiente, transparente e humanizada. A cerimônia de apresentação aconteceu na Câmara de Vereadores e incluiu detalhes sobre a estrutura das secretarias, que manterão a mesma quantidade, mas com novas atribuições focadas em melhorar a eficiência e a clareza de funções.
Segundo o vice-prefeito Mazetto, que também assumirá a Secretaria de Governo, uma das principais metas é “enxugar a máquina pública” com a redução de cargos comissionados e a criação de uma administração mais próxima da comunidade, ouvindo suas demandas e atuando de forma responsável. A nova administração anunciou ainda uma reorganização dos serviços municipais, dividindo responsabilidades para proporcionar maior foco e efetividade no atendimento das áreas urbanas e rurais.
Secretarias e currículos dos novos secretários
- Governo: João Guilherme Mazetto. Com 29 anos, é bacharel em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e pós-graduando em Gestão Pública pela FACUMINAS. Foi coordenador do Conselho Comunitário de Vila Azul e vereador por dois mandatos. Como Secretário de Governo, será responsável também pelo Meio Ambiente, com foco na inovação da gestão pública.
- Turismo e Lazer: Idevania Rossatto Sachini, 48 anos, é graduada em Turismo pela UCS, com especialização em gestão de eventos e negócios. Ex-coordenadora da Casa da Cultura e empresária, contribuirá para fortalecer o turismo e o lazer na cidade.
- Educação, Cultura, Esporte e Juventude: Sheila Sinigaglia Facchin, 46 anos, licenciada em Letras pela UCS e especialista em educação continuada e supervisão escolar. Atuou como professora em várias escolas e agora será responsável por integrar cultura, esporte e juventude à educação.
- Saúde: Évelin Kasmirscki Ranghetti, 37 anos, graduada em Nutrição pela UCS e com MBA em gestão de equipes pela PUC. Trabalhou no Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi como nutricionista e coordenadora das áreas de produção e clínica.
- Infraestrutura Urbana: Bruna Favero Pessin, 31 anos, engenheira civil formada pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha, com pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Ela será a primeira mulher a comandar a Secretaria de Infraestrutura Urbana, com ampla experiência em obras e projetos.
- Finanças: Cesar Salvetti, 53 anos, contador com especialização em finanças e gestão pública. Trabalha na Corsan e possui vasta experiência em planejamento e controle financeiro.
- Desenvolvimento Rural: Genuir Frizon, 52 anos, iniciou sua carreira na Associação Rural e atuou por quase 30 anos como bombeiro militar. Após se aposentar, retornou ao setor agrícola e agora assumirá a secretaria responsável pela zona rural.
- Desenvolvimento Social: Willian Dornelles, 35 anos, psicólogo com especializações em psicanálise, políticas públicas e saúde mental. Atuou em diversas instituições, incluindo a APAE e o CAPS, e traz ampla experiência na área de assistência social.
- Desenvolvimento Econômico: João Augusto Fracasso, 25 anos, formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS, com cursos em direito empresarial e gestão de qualidade. Sua secretaria incorporará os setores de Indústria e Comércio.
Dal Pai destacou que “a prioridade é implementar o plano de governo que foi aprovado pela comunidade”, enfatizando que a nova administração será transparente e aberta à participação popular. Em alinhamento com essas propostas, Dal Pai e Mazetto também anunciaram que viajarão a Brasília para buscar recursos federais que ajudem a viabilizar os projetos da gestão.