Invest RS: a agência de desenvolvimento do Rio Grande do Sul

Seu objetivo é promover o desenvolvimento econômico do Estado por meio da atração de investimentos e da promoção comercial

A Invest RS, Agência de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico do Estado por meio da atração de investimentos e da promoção comercial, em cooperação com o poder público, entidades e sociedade.

Criada pela Lei 16.076/2023 como um Serviço Social Autônomo, a agência é uma entidade de direito privado que atua seguindo as regras e os padrões do mercado, da mesma forma que outras entidades similares no Brasil. O seu modelo permite aliar agilidade na tomada de decisão com flexibilidade em contratações e remunerações, além de proporcionar segurança em financiamentos.

Inspirada nos melhores exemplos de agências de desenvolvimento no mundo, a Invest RS é uma iniciativa para transformar a realidade econômica do Rio Grande do Sul, posicionando o Estado como um player competitivo no cenário internacional, impulsionando as empresas locais e melhorando o ambiente de negócios, para que ele se torne atrativo para novos investimentos.

As ações da Invest RS serão orientadas pelo Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, priorizando os setores estratégicos para impulsionar o crescimento do Estado. A sua atuação está alinhada com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e demais órgãos responsáveis pelas políticas públicas de desenvolvimento.

A agência é composta por duas diretorias que atuam de modo complementar, conjugando a inteligência de dados e de informações com a ação prática de captação de investimentos.

A Diretoria de Atração de Investimentos e Promoção Comercial tem o papel de relacionamento, identificação, prospecção e desenvolvimento de oportunidades com investidores e exportadores e está dividida em gerências setoriais, que se especializarão em áreas econômicas prioritárias.

A Diretoria de Estratégia e Inteligência oferece suporte em inteligência de dados, elaboração de teses de investimento e exportação, bem como estratégias de expansão, concentrando o conhecimento sobre a realidade do Estado.

Leia também:  Mercado financeiro estima inflação de 4,62% em 2024

O Estatuto Social estabelece 13 objetivos para a Invest RS:

  1. Promover o ambiente de negócios, o desenvolvimento e a melhoria da competitividade do Estado.
  2. Promover a articulação com entes públicos e privados, nacionais ou estrangeiros, para fomentar a oportunidade de negócios e geração de emprego e renda.
  3. Auxiliar os municípios no atendimento ao investidor e no desenvolvimento do ambiente de negócio.
  4. Atrair novos investimentos e estimular a expansão de empresas instaladas no Estado.
  5. Acompanhar o desenvolvimento da atividade após a instalação da empresa.
  6. Prospectar, no Brasil e no exterior, oportunidades de investimento no Estado.
  7. Disponibilizar aos agentes econômicos informações técnicas, científicas e estratégicas que contribuam para o desenvolvimento do Estado, em especial para a atração de investimento e a promoção comercial.
  8. Promover a imagem do Estado como destino de investimento.
  9. Estabelecer e manter intercâmbio com organismos nacionais e internacionais que concorram para os mesmos objetivos.
  10. Articular com agências estaduais de fomento e outras instituições financeiras o apoio a programas de desenvolvimento.
  11. Desenvolver projetos, ações e programas voltados à atração de investimentos, qualificação empresarial e promoção de exportações.
  12. Planejar e executar estratégias de negócios do Estado, no território nacional e no exterior.
  13. Exercer outras atividades que contribuam para a atração de investimentos e a promoção comercial no Estado.

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo