Trecho da BR-470 em Carlos Barbosa é recuperado em cinco meses
Solução com concreto projetado garante mais segurança para motoristas
A encosta localizada entre os quilômetros 232,260 e 232,350 da BR-470, no município de Carlos Barbosa, foi alvo de uma obra de contenção e recuperação que durou cinco meses, com atividades realizadas inclusive no turno da noite. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) concluiu o escopo original do contrato em setembro de 2024, proporcionando um tráfego mais seguro na região. Nos próximos meses, o trecho receberá mais 140 metros de estruturas de contenção, com a aplicação de tela metálica.
Para a contenção do talude, foi utilizado concreto projetado, em conjunto com chumbadores e drenos, como o barbacã e o dreno horizontal profundo (DHP), que direcionam a água das rochas. No trecho adicional, onde foi realizada uma limpeza superficial com bate choco, está prevista a instalação de tela metálica de proteção devido à presença de blocos maiores de rocha. Os serviços serão retomados após a liberação de um aditivo para o contrato.
As ações do DNIT visam prevenir futuros processos erosivos e quedas de barreiras, garantindo a segurança tanto dos moradores quanto dos usuários da rodovia.
Entenda os termos técnicos utilizados:
- Concreto projetado: técnica aplicada para revestimento de taludes sujeitos a erosão e queda de materiais, fixando-os na posição e garantindo estabilidade.
- Chumbadores: barras de aço instaladas em perfurações e injetadas com calda de cimento ou resina para ancorar a estrutura ao terreno.
- Tela metálica: solução usada para contenção de taludes com grandes alturas ou instabilidades, prevenindo quedas de rochas e melhorando a estabilidade.
- Barbacã: dreno curto utilizado para remover a água acumulada atrás de contenções.
- Dreno Horizontal Profundo (DHP): dreno que capta águas localizadas mais profundamente no talude, sendo executado com perfuratrizes.
- Bate choco: procedimento de remoção de blocos e lascas de rocha soltas na superfície do talude, realizado por rapelistas.
Com estas medidas, o DNIT reforça seu compromisso com a manutenção da BR-470 e a segurança dos motoristas.