Geólogos iniciam trabalho de campo em Bento Gonçalves para Plano Municipal de Redução de Riscos

Bento Gonçalves foi um dos 10 municípios brasileiros selecionados para implementar o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), com o objetivo de mapear áreas com potencial risco de deslizamento e inundações. O projeto, que envolve a participação de geólogos do Serviço Geológico do Brasil (SGB), será executado em etapas, abrangendo tanto zonas rurais quanto urbanas.

Nesta terça-feira (29), uma nova fase do projeto teve início, com visitas de campo em áreas rurais. Quatro geólogos do SGB, em parceria com a Prefeitura de Bento Gonçalves, deram início às inspeções, começando pelo distrito de Faria Lemos. “As ações começaram nesta manhã e seguirão ao longo do dia”, informou a equipe, destacando o foco nas vistorias.

Mapeamento e segurança

Nas próximas duas semanas, a equipe percorrerá todos os distritos e áreas urbanas para obter uma visão preliminar das condições do solo. “É ótimo, porque essa é uma região que teve muitas rachaduras. Para nós, que moramos aqui, é uma segurança a mais saber que profissionais estão trabalhando nisso”, comentou Elsi Buffon, morador de Faria Lemos.

Anselmo de Carvalho Pedrasi, geólogo do SGB, explicou que o objetivo é atualizar, remapear e ampliar as áreas classificadas com risco geológico e hidrológico, com ênfase em possíveis deslizamentos, queda de blocos e enxurradas. “Produziremos pranchas, ou seja, mapas de cada setor analisado, além de relatórios e arquivos vetoriais para o programa”, acrescentou.

Próximas etapas e previsão de conclusão

Após o mapeamento das áreas de risco, uma equipe do Instituto de Pesquisa Tecnológica de São Paulo desenvolverá projetos de obras estruturais e não estruturais para mitigar os riscos. A previsão é que o trabalho de campo seja concluído até maio de 2025, com os resultados finais sendo apresentados até o fim do mesmo ano.

Leia também:  Alesp aprova projeto que proíbe uso de celular nas escolas do estado de São Paulo

Lucas Barbosa, responsável pelo Núcleo de Riscos Geológicos, acompanhará todas as fases do programa. “A partir da próxima semana, os levantamentos serão aprofundados em cada bairro e distrito. O primeiro grupo permanece 15 dias em Bento, e em janeiro outro grupo dará continuidade ao trabalho”, destacou Barbosa.

Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo