Bento Gonçalves inicia Plano Municipal de Redução de Riscos com parceria do Ministério das Cidades

Bento Gonçalves foi selecionado entre os 10 municípios brasileiros para implementar o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). O projeto, que terá duração de pouco mais de um ano, começou oficialmente nesta quinta-feira (24) com uma reunião entre representantes do Ministério das Cidades e a equipe técnica local. O principal objetivo é identificar áreas urbanas e rurais suscetíveis a deslizamentos e inundações, classificando o nível de risco para garantir ações de prevenção.

Durante o encontro, que ocorreu no Complexo Administrativo, foram apresentados os detalhes das etapas do plano. O geólogo Lucas Barbosa destacou a gravidade dos desastres recentes no município, como os 284 deslizamentos registrados em maio, que resultaram em bloqueios de estradas e na evacuação de mais de mil pessoas. A geóloga Daniela Buose Rohlfs, do Ministério das Cidades, explicou que o PMRR visa identificar as áreas de maior risco e orientar as ações necessárias, como contenção de encostas e medidas para aumentar a infiltração da água.

Além de mapear as regiões mais críticas, o projeto prevê ações estruturais e preventivas com o apoio técnico do Serviço Geológico do Brasil. O especialista Tiago Antonelli mencionou que será feito um levantamento minucioso das residências em áreas vulneráveis, com o objetivo de propor intervenções concretas e buscar recursos federais para contenção de riscos. O plano deve ser finalizado até o final de 2025, com etapas que incluem visitas a escolas e diálogo com a comunidade.

Para o secretário de Governo de Bento Gonçalves, o plano complementa os esforços locais realizados desde os eventos de maio. Ele ressaltou a importância de contar com profissionais especializados para ampliar as ações de prevenção, que beneficiarão tanto a zona urbana quanto rural. A equipe multidisciplinar também conta com a colaboração da Defesa Civil, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e de diversas secretarias municipais.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo