Mudança no tempo traz chuva e trovoadas ao Rio Grande do Sul
A tarde desta quinta-feira marcou o início de uma mudança no clima do Rio Grande do Sul, com o avanço de áreas de instabilidade. O fenômeno se originou a partir do Uruguai e da região Nordeste da Argentina, trazendo chuvas e trovoadas para o Oeste do estado. De acordo com imagens de radar de Corrientes, na Argentina, várias regiões do Oeste gaúcho registraram precipitações, com núcleos isolados sugerindo a ocorrência de temporais localizados.
As condições atmosféricas devem permanecer instáveis ao longo desta sexta-feira, com o aumento da nebulosidade em grande parte do estado. Apesar disso, as chuvas devem ser fracas e localizadas, com algumas áreas possivelmente ficando sem precipitação. As regiões Oeste e Norte apresentam maior chance de registrar chuvas mais intensas e tempestades isoladas.
Em função da maior cobertura de nuvens, as temperaturas mínimas não devem cair tanto, enquanto as máximas também não se elevam significativamente. O clima será agradável em boa parte do estado durante o dia, com temperaturas moderadas. No entanto, a expectativa é que o ar seco retorne ao Rio Grande do Sul durante o final de semana, proporcionando dias ensolarados e com céu claro.
Para o sábado e domingo, espera-se o predomínio de sol e tardes mais quentes, com a temperatura em elevação. A tendência é de um final de semana com clima estável, ideal para atividades ao ar livre em várias regiões do estado.