Superlua mais brilhante de 2024 será visível no céu gaúcho nesta quinta-feira
Moradores do Rio Grande do Sul terão a oportunidade de presenciar a superlua mais brilhante do ano na próxima quinta-feira (17), quando o fenômeno atingirá seu auge. Esse evento ocorre quando a Lua atinge seu perigeu, ou seja, o ponto mais próximo da Terra durante sua órbita, coincidindo com a fase cheia. Nesta ocasião, a distância será de aproximadamente 357.363 quilômetros, fazendo com que o satélite natural pareça até 30% mais luminoso e 14% maior do que o habitual.
Com a previsão de céu limpo em todo o estado, a superlua será visível em todas as regiões do Rio Grande do Sul. Embora o pico do fenômeno ocorra pela manhã, às 8h27, a melhor hora para admirar a Lua será a partir das 19h, quando ela surgirá no horizonte, ainda mais ampliada e próxima da Terra. O evento promete um espetáculo noturno único e imperdível.
Esta superlua de outubro também é chamada de “Lua do Caçador”, nome de origem nas tradições indígenas norte-americanas, que aproveitavam a luminosidade extra para caçar antes do rigoroso inverno. Será a penúltima superlua de 2024, superando a que ocorreu em agosto, e a última está marcada para 15 de novembro.
Apesar de o termo “superlua” não ser oficialmente reconhecido pela ciência, ele foi popularizado em 1979 e é amplamente utilizado para descrever quando a Lua cheia ou nova está no seu ponto mais próximo da Terra. Esse fenômeno pode ocorrer até seis vezes ao ano, dependendo da órbita elíptica do satélite.