Procuradoria-Geral do Estado é finalista em duas categorias em prêmio nacional de inovação
A Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul (PGE-RS), é finalista em duas categorias do Prêmio de Inovação J.Ex 2024, que tem como objetivo reconhecer e incentivar as iniciativas e projetos inovadores nos âmbitos tecnológicos, de gestão e de novas metodologias aplicados no Ecossistema de Justiça.
Na categoria Inovação na Gestão, a Procuradoria concorre com o projeto “A jornada de transformação digital na conciliação de precatórios do RS: eficiência na concretização de direitos do cidadão”. Na categoria Laboratórios de Inovação, disputa com o projeto “Desenvolvemos: transformando usuários em desenvolvedores para a transformação digital”. As propostas da PGE-RS foram selecionadas em uma concorrência com mais de 500 iniciativas.
“Estarmos dentre as iniciativas classificadas já é muito gratificante. A inovação está cada vez mais presente do dia a dia da PGE, com impactos positivos nas entregas para a sociedade”, comentou a procuradora-geral-adjunta para Assuntos Institucionais, Diana Paula Sana.
“Ser finalista desse importante prêmio nacional é um reconhecimento para o trabalho de todos os integrantes das áreas de tecnologia e inovação da PGE”, comemorou a coordenadora da Assessoria de Informática e supervisora do Escritório de Gestão Estratégica e Inovação (Egei), Lisiane Penz Negruni.
O evento de premiação e anúncio da classificação das iniciativas vencedoras ocorrerá em 21 de novembro, em Brasília.
Iniciativas inscritas
A jornada de transformação digital na conciliação de precatórios do RS: eficiência na concretização de direitos do cidadão
Trata-se de uma série de soluções inovadoras no âmbito da Administração Pública estadual que possibilitou a automação do processo de negociação de precatórios.
Uma dessas soluções foi o desenvolvimento de um aplicativo para otimizar os fluxos de trabalho no que tange às negociações de precatórios. Os resultados são visíveis: na 8ª rodada, em apenas 12 meses de trabalho utilizando o App-CCP foi produzido praticamente o mesmo que nos 72 meses anteriores das rodadas de conciliação tradicionais. Houve uma baixa de R$ 1,57 bilhão do estoque de precatórios, por meio de 12.522 acordos em 72 meses, durante sete rodadas. Com o uso do aplicativo, a baixa foi de R$ 1,89 bilhão no estoque da dívida nos primeiros 12 meses da 8ª rodada, representando 12.342 propostas oferecidas.
Desenvolvemos: transformando usuários em desenvolvedores para a transformação digital
O projeto Desenvolvemos, criado dentro da Oficina de Soluções da PGE, reúne analistas de processos e procuradores do Estado, sob a mentoria de um servidor de TI, em um ambiente de colaboração para desenvolver e aprimorar soluções tecnológicas.
O objetivo é multiplicar a capacidade de desenvolvimento de ferramentas tecnológicas (em especial, aplicativos e robôs), capacitando colaboradores, especialmente usuários, para criarem e implementarem soluções inovadoras de forma ágil e integrada, promovendo a automação e a eficiência dos processos organizacionais.
A iniciativa busca fomentar uma cultura de inovação, multiplicar a capacidade de desenvolvimento usando ferramentas low-code, aumentar a autonomia dos usuários e garantir uma governança eficaz das novas tecnologias adotadas.
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul