Operação combate comércio ilegal de cabos furtados no RS
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 15 de outubro, a Operação Anatólia, com o objetivo de desmantelar uma quadrilha especializada no comércio ilegal de cabos furtados da Trensurb e concessionárias de energia elétrica. O grupo, que atua principalmente em cidades da região metropolitana de Porto Alegre, vinha causando graves interrupções nos serviços de transporte e energia, além de prejuízos financeiros significativos.
A ação contou com a participação de 50 policiais federais, além de mais de 100 agentes de outras forças de segurança, como a Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Juntas, essas equipes cumpriram 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo, locais estratégicos para a atuação do grupo criminoso. Os mandados foram expedidos pela 5ª Vara Federal de Novo Hamburgo, após intensa investigação que teve início a partir de denúncias da Trensurb, devido aos constantes furtos na linha metroviária.
Além do impacto direto no transporte intermunicipal, com paralisações e aumento no risco de acidentes, a quadrilha também causou um prejuízo estimado em mais de R$ 6 milhões ao setor público. Esse valor se refere aos custos de reposição dos cabos e à instalação de sistemas de proteção reforçada. A operação também contou com a colaboração de empresas de telecomunicações como Claro, Vivo, Oi e Tim, que tiveram seus serviços impactados pela ação do grupo.
O nome da operação, “Anatólia”, faz referência à região histórica onde ocorreram os primeiros registros de uso do cobre, o principal material subtraído pela quadrilha.