Crianças acolhidas em centros humanitários são presenteadas com brinquedos pela Defesa Civil do RS
Em mais uma ação do governo do Estado alusiva ao Dia das Crianças, comemorado neste 12 de outubro, 240 crianças e adolescentes instalados nos Centros Humanitários de Acolhimento Esperança, Recomeço e Vida, de Canoas e de Porto Alegre, receberam brinquedos de presente. As doações foram recebidas por meio da Receita Federal e triadas pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul.
O direito “ao brincar” consta na Declaração Universal dos Direitos da Criança, documento da Organização das Nações Unidas (ONU) de 1959, sendo que a sociedade e os poderes públicos devem reunir esforços para a garantia desse direito.
Os menores abrigados nos Centros Humanitários de Acolhimento pertencem a famílias que foram significativamente afetadas pela maior tragédia meteorológica da história do Rio Grande do Sul, que ocorreu em maio deste ano. A iniciativa de entrega de brinquedos, na manhã deste sábado (12/10), é uma ação que visa promover condições de lazer às crianças.
O coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira, destacou que “as crianças atingidas por desastres precisam de um olhar ainda mais cuidadoso, sendo muito gratificante que a Defesa Civil possa atuar em iniciativas como essa, por meio também do apoio de parceiros como a Receita Federal”.