Baixa pressão trará chuva e temporais isolados no Sul do Brasil
A MetSul Meteorologia alerta que a semana vai começar com chuva e risco de temporais isolados no Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, com um quadro de instabilidade que no decorrer da semana vai afetar os três estados do Sul.
A instabilidade vai estar associada a um centro de baixa pressão no Paraguai que nesta segunda-feira formará nuvens carregadas nas latitudes médias da América do Sul com chuva e risco de tempo severo localizado.
As nuvens carregadas tendem a se formar nesta segunda-feira entre o Nordeste e o Centro da Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul, deslocando-se para Leste e afetando principalmente os territórios gaúcho e uruguaio.
No Rio Grande do Sul, estas áreas de instabilidade trazem chuva desde cedo em cidades do Oeste do estado. No decorrer do dia, a chuva avança e alcança a maioria dos locais do Rio Grande do Sul. Por isso, em Porto Alegre e região metropolitana não se descarta chuva na segunda metade do dia.
O tempo segue instável no Rio Grande do Sul durante a terça-feira com muitas nuvens e chuva ainda em grande número de municípios do estado. A instabilidade será maior do Centro para o Norte do território gaúcho.
Na quarta, deixa de chover em grande parte do Rio Grande do Sul e o tempo apresenta melhoria em diferentes pontos, mas o Norte do estado ainda deve ter um dia de instabilidade com abundante nebulosidade e chuva durante o dia.
A MetSul destaca que não se espera um episódio de chuva excessiva no Rio Grande do Sul neste começo de semana, mas que por vezes a chuva pode ser localmente moderada a forte.
Da mesma forma, o risco de tempo severo não é muito alto à medida que a atmosfera não está muito aquecida, mas em se tratando de instabilidade convectiva não se pode descartar a possibilidade de alguns temporais isolados, sobretudo de granizo.
O mapa abaixo mostra a projeção de chuva para 72 horas, até o começo da quarta-feira, com base nos dados do modelo meteorológico alemão Icon, que pode ser consultado pelo nosso assinante (assine aqui) em nossa seção de mapas.
Em Santa Catarina e no Paraná, a instabilidade maior deve ocorrer entre terça e quarta-feira, mas, especialmente, na quarta-feira com a formação de nuvens mais carregadas sobre os dois estados.
Aliás, advertimos que esta semana pode ter altos volumes de chuva em várias cidades catarinenses e paranaenses com instabilidade mais forte na quarta-feira e nos dias seguintes que deve causar chuva localmente forte e trazer potenciais temporais localizados nos dois estados.