Massa de ar frio vai trazer temperatura baixa para outubro e geada, prevê Metsul
Uma massa de ar frio começou a avançar sobre o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, provocando uma queda acentuada nas temperaturas, especialmente em áreas do Sul do Brasil e de São Paulo. De acordo com a MetSul Meteorologia, o fenômeno trará mínimas baixas e possibilidade de formação de geada nas regiões mais ao sul do país, as informações são da Metsul.
Simultaneamente, uma frente fria está se movendo por Santa Catarina, após ter causado chuvas intensas e temporais com ventos fortes e granizo no Rio Grande do Sul, gerando estragos em vários municípios. Este sistema deve alcançar o Paraná ainda hoje, modificando o clima também naquela região.
No Rio Grande do Sul, a massa de ar frio já foi sentida nas primeiras horas do dia em diversas cidades do Oeste e Sul do estado, com temperaturas marcando em torno de 12°C. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 12,2°C em Chuí e Canguçu, 12,5°C em Jaguarão e valores similares em outras cidades.
Enquanto isso, no Uruguai, várias áreas amanheceram com temperaturas abaixo dos 10°C, e na Argentina, algumas localidades da província de Buenos Aires registraram mínimas abaixo de zero, com -2,4°C em Coronel Suarez.
Nos próximos dias, a tendência é de madrugadas ainda mais frias no Sul do Brasil, com a atuação de uma massa de ar seco e frio associada a um centro de alta pressão sobre o Uruguai. Na fronteira com o Uruguai, Serra do Sudeste e Campanha, as temperaturas podem cair entre 2°C e 5°C nos pontos mais frios.
Em Porto Alegre e região metropolitana, as mínimas devem oscilar entre 12°C e 13°C, enquanto nas áreas de maior altitude da Serra do Nordeste, como os Campos de Cima da Serra, os termômetros podem registrar entre 1°C e 3°C. Em algumas regiões de Santa Catarina, como o Planalto Sul, as temperaturas também devem se aproximar desse patamar.
A geada, embora incomum para o mês de outubro, pode ocorrer de forma isolada nas madrugadas de quinta e sexta-feira em áreas como a Campanha, Serra do Sudeste e nos Campos de Cima da Serra. Há ainda a possibilidade de geada fraca em cidades como São José dos Ausentes (RS) e São Joaquim (SC).
A expectativa é que o frio intenso persista até o fim da semana, tornando os próximos dias os mais frios deste início de outubro.