Frente fria traz temporais após calor intenso no Rio Grande do Sul; prevê Metsul
Após dias de calor extremo com temperaturas que chegaram a quase 40ºC, o Rio Grande do Sul se prepara para uma mudança significativa no tempo. A chegada de uma frente fria trará chuva e temporais, especialmente nas regiões Oeste e Sul, enquanto outras áreas ainda enfrentarão temperaturas elevadas, as informações são da Metsul.
Nesta terça-feira, algumas cidades do estado continuarão a registrar fortes rajadas de vento Norte, típicas de um cenário pré-frontal, mantendo o calor. Contudo, com o avanço da frente fria, a chuva começará a se espalhar por todo o estado, atingindo mais áreas até o início da quarta-feira, trazendo instabilidade que poderá durar alguns dias.
Os três estados do Sul do Brasil sentirão os efeitos dessa mudança, com possibilidade de tempestades localizadas. Enquanto o tempo muda gradualmente no Oeste e no Sul, o Noroeste e Norte gaúcho ainda devem enfrentar calor intenso até o final do dia, quando as nuvens aumentam e a chuva começa a chegar.
A frente fria não trará volumes extremos de precipitação, mas em algumas regiões da Metade Norte do estado, os acumulados podem ultrapassar os 50 mm, com riscos de granizo e vento forte, ainda que de forma isolada.