Secretaria da Educação participa do lançamento do projeto Crie o Impossível 2024 no Instituto Caldeira

O evento acontece como parte da campanha Vamo para Cima, iniciativa da Seduc que envolve revisão e mobilização para o Enem

Para representar a campanha Vamo pra Cima, que está mobilizando estudantes de todas as regiões do Estado, a Secretaria da Educação (Seduc) participou, nesta terça-feira (24/9), do evento de lançamento da edição especial do Crie o Impossível 2024. Realizado no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, o encontro destacou as iniciativas da Seduc em parceria com a ONG Embaixadores da Educação, idealizadora do projeto Crie o Impossível. As ações envolvem atividades como as caravanas de reforço e preparação para o Enem deste ano, que começaram a percorrer todas as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) do Rio Grande do Sul.

Durante o painel, a secretária da Educação, Raquel Teixeira, comemorou o empenho do projeto, que busca estimular os jovens a acreditarem no seu próprio potencial. “É essa energia do Crie o Impossível que queremos levar a todos os alunos do Ensino Médio das escolas estaduais, que somam quase 300 mil. É o futuro do Estado, 86% dos jovens estão na Rede Estadual. Muitos ainda acreditam que a universidade não é para eles, mas o projeto é uma oportunidade de soltar essas amarras e deixar o aluno sonhar e voar”, afirmou Raquel.

Evento de lançamento do Crie o Impossível 2024
O evento de lançamento do Crie o Impossível ocorreu nesta terça (24) no Instituto Caldeira – Foto: Ascom Seduc

Voltado para os estudantes de escolas públicas, o Crie o Impossível surgiu com a proposta de ser uma grande aula inspiracional, com palestras motivacionais e relatos de vida que foram transformadas pela educação. Conforme a cofundadora da Embaixadores da Educação, Guilhermina Abreu, a proposta começou em Minas Gerais e se expandiu pelo Brasil. 

“Nós fundamos o Embaixadores da Educação como um coletivo com esta ideia: multiplicar, em Belo Horizonte, o que nós aprendemos e levar esse conhecimento para outras escolas públicas. Em determinado momento, entendemos uma coisa muito importante: não adianta a gente criar o melhor curso do mundo para ensinar o aluno a ser programador, empreendedor, executivo ou transformador social se, antes disso, o jovem não está sonhando em ser programador, empreendedor ou transformador social”, reforçou Guilhermina. 

Leia também:  “Como alguém faz uma maldade para duas crianças que só têm amor”, diz pai de gêmeas mortas no RS

Na edição de 2023, realizada no Estádio Beira-Rio, o Crie o Impossível atraiu mais de 10 mil estudantes de cerca de 300 escolas gaúchas, sendo transmitido ao vivo para instituições de ensino de todo o país. Neste ano, o evento acontece como parte da campanha Vamo para Cima, que envolve aulas de revisão e materiais de apoio para o Enem.

Além do Crie o Impossível, a Raquel Teixeira ressaltou o investimento em programas como o HackaTchê, que estimula a inovação e o empreendedorismo nas escolas públicas. “Já mandamos alunos para a Nasa, para Portugal e Espanha. A Seduc se compromete a apoiar qualquer jovem que seja aceito em competições culturais, esportivas ou científicas”, acrescentou Raquel.

O evento de lançamento também teve a participação de Felipe Amaral, diretor do Instituto Caldeira; Paulo Pinheiro, CEO do Estádio Beira-Rio; e de Mauro Araújo, presidente da Arena Porto-Alegrense. O encontro debateu, ainda, a união de esforços entre a  iniciativa privada e o poder público na reconstrução da educação no Estado após as enchentes de maio.

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo