Operação internacional desativa centenas de sites e aplicativos de streaming pirata
Ação coordenada pelo Ministério da Justiça abrange Brasil e outros quatro países
Uma operação realizada nesta quinta-feira (19) resultou na desativação de 675 sites e 14 aplicativos de streaming ilegal no Brasil e Argentina. A ação faz parte da sétima fase da Operação 404, uma iniciativa internacional que visa combater violações de direitos autorais. Além do Brasil e Argentina, participaram também Reino Unido, Estados Unidos, Peru e Paraguai, mobilizando entidades nacionais e internacionais.
A operação, que envolveu o cumprimento de 30 mandados de busca e apreensão em nove estados brasileiros, levou à prisão de cinco pessoas. Com apoio de forças policiais locais, como as de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, a ação foi amplamente coordenada para garantir o sucesso na desarticulação de plataformas que disseminavam conteúdo pirata.
De acordo com a Polícia Federal (PF), os responsáveis são acusados de prejudicar a indústria criativa e cultural, além de infringirem direitos autorais. As perdas para o setor são expressivas, porém, a PF alerta que os riscos à segurança digital também são preocupantes, uma vez que muitos desses serviços ilegais estavam infectando os dispositivos dos usuários com malwares.
A Operação 404 contou com o suporte de importantes entidades, como a Premier League, Alliance for Creativity and Entertainment (ACE) e a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), além de outras organizações focadas na proteção da propriedade intelectual.