Chuva preta atinge o sul do Rio Grande do Sul devido a queimadas
A “chuva preta” foi registrada em várias cidades do sul do Rio Grande do Sul, como Pelotas e São Lourenço do Sul, nesta terça-feira (10/9), devido à mistura de fuligem das queimadas com a chuva. O fenômeno ocorre quando a precipitação passa por uma atmosfera carregada de fumaça, e, segundo meteorologistas, pode se repetir nos próximos dias em outras áreas do estado, inclusive em Porto Alegre, devido ao deslocamento de uma frente fria.
Além da “chuva preta”, Porto Alegre experimentou um sol com tonalidade alaranjada, causado pela interação entre os raios solares e a fumaça das queimadas florestais. A qualidade do ar na capital foi classificada como “insalubre”, com níveis de partículas poluentes até 12 vezes superiores ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), apresentando riscos à saúde da população.
Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre recomendou medidas preventivas, como evitar atividades ao ar livre e manter janelas fechadas, além de atenção especial a pessoas com problemas respiratórios e cardíacos. As autoridades reforçaram que a inalação das partículas finas presentes na fumaça pode agravar condições de saúde, destacando a necessidade de cuidados redobrados durante esse período de poluição intensa.