Polícia desmantela esquema de tráfico de aranhas para a Alemanha

Operação investiga morador de Campinas por criar e vender animais da fauna silvestre sem licença

Na manhã desta sexta-feira, 6 de setembro, a Polícia Federal, com o apoio do IBAMA, executou uma operação para investigar a venda e exportação ilegal de animais da fauna silvestre. O alvo é um morador da cidade de Campinas, suspeito de criar aranhas em sua própria residência para vendê-las de forma irregular. As autoridades cumpriram um mandado de busca e apreensão, em resposta a uma remessa de aranhas interceptada em outubro de 2023.

A investigação começou após uma encomenda destinada à Alemanha ser retida em um centro de distribuição dos Correios. Ao inspecionarem a caixa, os agentes descobriram 73 aranhas, pertencentes à família Theraphosidae, sendo 43 do gênero Avicularia. Os animais estavam sendo enviados sem a licença ambiental necessária e em condições inadequadas, armazenados em frascos plásticos dentro de uma caixa de papelão, sem alimentação ou ventilação adequada.

Após a apreensão, as aranhas foram encaminhadas ao IBAMA para receber o tratamento adequado. A operação foi autorizada pela Primeira Vara Federal de Campinas e está sendo conduzida no âmbito da Operação Arachne, que visa coibir o tráfico ilegal de espécies da fauna brasileira.

O responsável pela criação ilegal poderá responder por crimes ambientais, incluindo a venda e exportação de animais sem autorização. Outras infrações também podem ser apuradas no decorrer das investigações, dependendo das evidências recolhidas durante a operação de hoje.

Leia também:  Programa Nota Fiscal Gaúcha: Sorteios mensais retornaram em Cotiporã

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo