Dnit inicia projeto para nova ponte entre Rio Grande do Sul e Uruguai

Uma nova ponte sobre o Rio Jaguarão, na divisa entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, teve o início de seu projeto autorizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O anúncio foi feito após uma visita técnica ao local da construção, na BR-116, onde será levantada a segunda ponte ligando os dois países. O consórcio responsável pela obra recebeu autorização para começar a fase de projetos e análise de impacto ambiental. O investimento previsto é de R$ 211 milhões, com conclusão estimada para dois anos após o início das obras.

A necessidade dessa nova infraestrutura é uma demanda antiga, já que a Ponte Barão de Mauá, construída em 1930, não consegue mais atender ao crescente fluxo de veículos entre Jaguarão, no Brasil, e Rio Branco, no Uruguai. A nova ponte, que será construída em regime de contratação integrada, pretende aliviar esse gargalo e melhorar o transporte de pessoas e cargas na região, que tem grande importância para o comércio e o turismo entre os dois países.

A ponte atual, tombada como patrimônio histórico, não pode ser modificada ou ampliada, o que torna o projeto da nova estrutura ainda mais necessário. Segundo o DNIT, a obra não apenas ajudará a reduzir o custo do frete, como também melhorará a logística de transporte de mercadorias e produtos. Além disso, a ponte trará mais segurança para motoristas e favorecerá a integração regional e internacional, impulsionando as relações bilaterais entre Brasil e Uruguai.

O acordo para a construção da nova ponte foi firmado em 2007 entre os dois países, com ratificação do Congresso Nacional em 2009 e promulgação do Decreto Presidencial nº 7.900, de 2013. Com isso, a expectativa é de que a obra atenda às antigas demandas da região, facilitando o tráfego e fortalecendo a economia local.

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