Brigada Militar resgata pássaros silvestres nativos mantidos em cativeiro em Cachoeira do Sul
Operação Força Verde flagra cinco pássaros nativos sem autorização em residência; responsável é autuado
A Brigada Militar, por meio do 2º Batalhão Ambiental (BABM), realizou uma operação na terça-feira, 27 de agosto, onde a equipe do 2º Pelotão de Polícia Militar Ambiental de Cachoeira do Sul constatou a manutenção de pássaros silvestres nativos em cativeiro, sem autorização dos órgãos competentes. A ação fez parte da Operação Força Verde, que visa combater crimes ambientais na região.
Durante a inspeção, foram encontrados cinco pássaros silvestres nativos mantidos em cativeiro, entre eles: um Trinca-ferro (Saltator similis), dois Canários-da-terra (Sicalis flaveola) e duas Cambacicas (Coereba flaveola). Além disso, também foram apreendidas oito gaiolas e um alçapão. O responsável pela residência não possuía a autorização necessária do órgão ambiental competente, conforme exigido pelo Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passeriformes (SISPASS).
Diante da situação, o responsável foi autuado em flagrante e um boletim de ocorrência, Termo Circunstanciado (BO-TC), foi lavrado com base no artigo 29 – III da Lei 9.605/98 – Crimes Ambientais. As gaiolas foram apreendidas e serão destruídas.
Os pássaros resgatados foram encaminhados para atendimento médico veterinário e avaliação, com o objetivo de reintegrá-los ao habitat natural.