Previsão do tempo: calor dará lugar a nova frente fria
Uma nova mudança climática está a caminho do Rio Grande do Sul, trazendo consigo uma acentuada queda nas temperaturas. A quarta semana de agosto promete ser marcada por uma “gangorra” térmica, conforme indicam os meteorologistas. Após dias de calor intenso, com máximas superando os 27°C até quinta-feira, 22, a chegada de uma frente fria na sexta-feira, 23, mudará radicalmente o cenário.
A transição do clima começa com a chegada da chuva na tarde de quinta-feira, seguida por um declínio acentuado das temperaturas. Na sexta-feira, as mínimas devem cair para 9ºC, enquanto as máximas não devem ultrapassar os 15ºC.
O fim de semana será ainda mais gelado. A formação de um ciclone extratropical trará temperaturas ainda mais baixas, com mínimas de 6ºC e máximas de 15ºC no sábado, 24. No domingo, 25, o frio se intensifica, com mínimas de 3ºC e máximas de apenas 11ºC.
E o frio não termina por aí. Entre os dias 26 e 29 de agosto, as manhãs serão especialmente frias, com mínimas que podem se aproximar das registradas durante a incursão de ar polar nos dias 9 a 11 de agosto. O impacto será mais pronunciado na metade norte do estado, trazendo um fim de inverno rigoroso para os gaúchos.