Brigada Militar prende homem por porte ilegal de arma de fogo em Cruz Alta
Na noite desta segunda-feira (19/08), durante as ações do Plano Tático Operacional (PTO), a Brigada Militar prendeu um homem por porte ilegal de arma de fogo em Cruz Alta. A operação contou com a participação do 3º Batalhão Ambiental (BABM), da Força Tática do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e do 1º Batalhão Rodoviário (BRBM).
As equipes realizavam barreiras de fiscalização na Rodovia Luciano Furian, no trevo de acesso à ERS 342, quando abordaram uma motocicleta Yamaha Factor. Durante a abordagem, ao solicitar a documentação ao condutor, os policiais notaram um volume suspeito na cintura do indivíduo e realizaram uma revista pessoal. O homem estava portando um revólver Taurus, calibre .38, com 10 munições intactas do mesmo calibre.
O suspeito não possuía porte de arma, e o revólver estava registrado em nome de outra pessoa. Imediatamente, os policiais deram voz de prisão ao condutor, que foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Cruz Alta, onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante.
A arma e as munições foram entregues na DPPA, enquanto a motocicleta foi liberada para um amigo do suspeito, devidamente habilitado para conduzi-la.
O Plano Tático Operacional (PTO) da Brigada Militar é uma ação institucional coordenada que visa intensificar a presença de policiais militares em áreas estratégicas, com o objetivo de reduzir os indicadores de crimes violentos letais intencionais (CVLI). As equipes atuam de forma conjunta no policiamento ostensivo e em abordagens qualificadas.