Defesa Civil alerta para chuvas intensas e ventos fortes que devem atingir o Rio Grande do Sul

A Sala de Situação atualiza a condição meteorológica para o RS nos próximos dias. No sábado (3), os ventos do quadrante norte seguem fortes sobre o RS, variando entre 50 e 80 km/h. Ao longo da tarde e noite, as pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento (acima dos 70 km/h) e eventual queda de granizo retornam ao Oeste, Campanha, Sul e Costa Doce, com volumes variando entre 5 e 20 mm/dia.

No domingo (4) as condições favorecem as instabilidades sobre o território gaúcho, com risco de temporais isolados. Nas Missões, Oeste, Campanha, Centro, Sul e Costa Doce, as chuvas serão mais fortes, trazendo volumes entre 30 e 60 mm/dia, podendo passar dos 80 mm/dia nas Missões, Campanha, Centro, Sul e Costa Doce. Nas demais regiões, os acumulados ficam em torno dos 10 aos 20 mm/dia.

Na segunda-feira (5), a frente fria semiestacionária e o fluxo de umidade vindo do norte do país continuam mantendo as chuvas e os temporais pontuais sobre boa parte do Estado, especialmente entre a tarde e noite. No Litoral Sul, Costa Doce, próximo da Região Metropolitana de POA e Noroeste, há risco de chuva pontualmente forte, com acumulados entre 25 e 40 mm/dia. Já nas demais regiões, as chuvas fracas a moderadas atuam trazendo volumes entre 5 e 15 mm/dia.

A tendência é de que, na terça-feira (6), as instabilidades sigam atuando sobre praticamente todo o RS, favorecendo os volumes entre 40 e 60 mm/dia nas Missões, Campanha, Centro, Vales e Região Metropolitana de POA.

Ao final deste aviso, os acumulados poderão variar entre 40 e 70 mm sobre as Missões, Centro, Campanha, Sul, Costa Doce, Vale do Rio Pardo e Região Metropolitana de POA. Nas Missões, Campanha, Sul, Centro e Costa Doce, devem passar dos 90 mm.

Leia também:  Sargento da Brigada Militar devolve dinheiro encontrado em caixa eletrônico de Marau

A Defesa Civil alerta para o risco de transtornos por conta das chuvas pontualmente fortes e persistentes, rajadas de ventos e queda de granizo, com possibilidade de alagamentos pontuais e elevação dos níveis em córregos, arroios e pequenos rios, mas sem riscos de grandes inundações. Previna-se conhecendo o Plano de Contingência da sua cidade, e as medidas preventivas para a região onde você mora.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo