Clima em agosto: o que esperar?

O oitavo mês do ano, agosto, marca o final do inverno meteorológico, apresentando características de transição para a primavera. Diferente de junho e julho, agosto tende a ter temperaturas médias mais altas, sendo o menos frio dos meses do trimestre climático de inverno. Historicamente, esse mês apresenta uma maior alternância entre ar quente e frio, favorecendo a instabilidade, as informações são da Metsul.

Em Porto Alegre, a temperatura mínima média em agosto é de 11,6ºC, enquanto a máxima é de 21,8ºC, com uma precipitação média de 120,1 mm. Já em São Paulo, a mínima média é de 13,3ºC, e a máxima, de 24,5ºC, com uma precipitação média de apenas 32,3 mm, caracterizando o pico da estação seca na capital paulista.

Agosto é conhecido por seus extremos climáticos no Sul do Brasil. O mês já foi palco de grandes enchentes, como as de 1965 no Rio Grande do Sul, e nevadas significativas, como as de 1965, 1984 e 2013. A alternância entre períodos de calor e frio é comum, podendo causar tempestades severas, especialmente com granizo.

No Brasil Central, agosto é marcado pela seca, com baixíssima umidade do ar e altas temperaturas, frequentemente superando os 40ºC em estados como Mato Grosso. Essa combinação agrava o risco de queimadas, sendo agosto o segundo mês com maior incidência de focos de calor, perdendo apenas para setembro.

Segundo o boletim da NOAA, o Pacífico Equatorial Central-Leste permanece em estado de neutralidade, sem a influência de El Niño ou La Niña. Isso significa que não há uma predisposição clara para chuvas acima ou abaixo da média no Sul do Brasil, onde a precipitação pode variar bastante.

A previsão para agosto de 2024 indica um mês com precipitação próxima ou acima da média no Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No entanto, regiões específicas podem ter chuvas abaixo da média. No Centro-Oeste e Sudeste, a maioria das áreas deve ter precipitação perto ou abaixo da média, com algumas exceções nas regiões costeiras.

Leia também:  Sol e chuva marcam o RS nesta quinta-feira com chance de temporais isolados

Agosto trará grande variabilidade térmica no Sul do Brasil, com períodos de calor intercalados com dias frios. O Centro-Oeste terá temperaturas acima da média, com muitos dias excessivamente quentes. No Sudeste, o calor será mais intenso no interior, enquanto a costa experimentará maior variabilidade térmica. A maior alternância de massas de ar quente e frio aumenta a ocorrência de temporais, especialmente no Sul do Brasil, com riscos de granizo, vendavais e chuvas intensas.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo