Imagens da Nasa mostram nuvem de dióxido de carbono se movendo ao redor da Terra

Em um novo estudo divulgado pela NASA, imagens de satélite revelam a formação de uma densa nuvem de dióxido de carbono (CO₂) circundando o planeta. As visualizações, que cobrem o período de janeiro a março de 2020, mostram uma névoa escura sendo impulsionada pelos ventos e pela circulação atmosférica global.

Analisando dados de diversos satélites e processados por supercomputadores, os cientistas conseguiram mapear as principais fontes de emissão de CO₂. Os resultados indicam que usinas de energia, indústrias e veículos são os maiores contribuintes na China, Estados Unidos e Sul da Ásia, enquanto incêndios florestais predominam na África e América do Sul.

O objetivo desse mapeamento é compreender a origem e os impactos do carbono no planeta. Os dados revelam um aumento significativo nas concentrações de CO₂ desde o início da era industrial, corroborando com estudos anteriores que apontam o dióxido de carbono como o principal gás do efeito estufa responsável pelo aquecimento global. As consequências desse fenômeno incluem o aumento das temperaturas, intensificação de eventos climáticos extremos como ondas de calor e incêndios florestais, além da elevação do nível do mar.

Leia também:  Tiroteio em escola de Nashville (EUA) deixa três crianças mortas e vários feridos; agressor é morto

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo