Terra registra o dia mais quente da história no último dia 21 de julho
O planeta Terra atingiu seu dia mais quente já registrado em 21 de julho de 2024, segundo dados do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus da União Europeia. A temperatura média global média bateu o recorde anterior, estabelecido há apenas um ano.
Esse novo recorde é um lembrete alarmante das consequências das mudanças climáticas, que intensificam as ondas de calor e eventos climáticos extremos em todo o mundo. As temperaturas no sul da Europa, por exemplo, já ultrapassaram os 40°C nas últimas semanas, elevando o risco de incêndios florestais.
Cientistas alertam que as temperaturas médias globais já ultrapassaram limites cruciais e que limitar o aquecimento global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, como definido no Acordo de Paris, é um desafio cada vez mais urgente.
O calor extremo já está causando impactos negativos na economia global, afetando desde viagens aéreas até redes elétricas. As ondas de calor também estão provocando eventos climáticos extremos como inundações e queimadas, como as que afetam o Brasil neste momento.