Doença de Newcastle leva ao sacrifício de 7 mil aves em Anta Gorda

Um foco da Doença de Newcastle (DNC) foi confirmado em um aviário comercial de Anta Gorda, no Rio Grande do Sul. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), 7 mil aves serão sacrificadas como medida de controle e erradicação da doença.

A DNC é uma doença viral altamente contagiosa que afeta aves domésticas e silvestres. Os sintomas incluem sinais respiratórios, manifestações nervosas, diarreia e edema na cabeça. A confirmação do diagnóstico foi feita pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP) após análises laboratoriais.

A Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa, em conjunto com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi), está tomando medidas para conter o surto, incluindo:

  • Eliminação e destruição de todas as aves do aviário;
  • Limpeza e desinfecção do local;
  • Interdição do estabelecimento avícola;
  • Investigação epidemiológica em um raio de 10 km da área afetada.

As autoridades garantem que a DNC não oferece risco à saúde humana. O consumo de carne de frango e ovos é seguro, desde que os produtos sejam de origem inspecionada.

Com informações do Portal G1.

Leia também:  Moradores de Caxias do Sul denunciam envenenamento de cães

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo