Implodida a ponte do Caí, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis
Foi implodida na manhã desta quinta-feira (27), a ponte do Rio Caí, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis. O trabalho envolveu cerca de 2 toneladas de explosivos e foi executado por volta das 9h. A travessia, localizada no km 174 da rodovia, está interditada desde 12 de maio, quando um dos pilares cedeu por conta da força da água. A ponte havia sido inaugurada em 1941.
A partir de agora, devem ser removidos os resquícios da estrutura e iniciada a construção da nova. A previsão é que as obras sejam concluídas no primeiro trimestre de 2025. A obra está sendo organizada pelo Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O investimento vai ser de aproximadamente R$ 31 milhões.
Enquanto a nova estrutura não fica pronta, a travessia ocorre por meio de uma ponte provisória, que será instalada pelo Exército. Incialmente, os trabalhos deveriam ter sido finalizados neste mês. No entanto, a sequência de dias de chuva nas últimas semanas atrapalhou o cronograma de obras e deve atrasar a entrega.