Brigada Militar flagra 74.000 metros quadrados de destruição de vegetação nativa em Gentil

A Brigada Militar, por meio do 3° Batalhão Ambiental (BABM), flagrou, neste sábado (08/06), a destruição de vegetação nativa, no interior do município de Gentil.

Através do alerta, emitido pela plataforma MapBiomas, os policiais militares realizaram o levantamento ambiental das imagens do satélite, e, no local, com o uso da tecnologia disponível – GPS, Drone e Câmera Fotográfica, constataram a supressão de vegetação nativa, pertencente ao bioma Mata Atlântica, em estágio avançado de regeneração natural, atingindo uma área de 74.000 metros quadrados. Parte dessa destruição, atingiu uma área de preservação permanente (APP), caracterizada por nascente e um córrego.

A equipe do 3º BABM realizou a medida das árvores que restaram derrubadas no local, constatando que eram, predominantemente, com alturas superiores a 8 metros, o que comprova o estágio avançado da vegetação destruída.

Os danos ambientais causado pelo indivíduo, não atingem somente a flora, mas também afeta os recursos hídricos, ao não preservar a mata ciliar. Ainda, atinge a fauna que perde o corredor ecológico, por onde transitam os animais silvestres, ficando desabrigados e expostos a ação humana.

O desmatamento ocorreu para ser feito uso alternativo do solo, foi possível notar que houve o plantio de soja até a borda do córrego.

O proprietário foi identificado e responderá pelo crime ambiental.

Leia também:  3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar apreende embarcação e autua três homens por pesca predatória, na Barragem do Rio Passo Fundo

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo