Veranópolis registra volume recorde de chuvas em maio: mais de 930 mm
A manhã de segunda-feira (27) amanheceu fria e com chuvas em grande parte do Rio Grande do Sul, inclusive em Veranópolis. De acordo com a estação meteorológica da CEFRUTI/DDPA/SEAPI, a cidade já acumula 934,6 mm de precipitação pluvial neste mês de maio, um recorde histórico para o período.
Somente nas últimas 72 horas, 26,6 mm de chuva caíram sobre Veranópolis. Na sexta-feira (24), foram registrados 7,4 mm, no sábado (25), 1,4 mm e hoje (27), até o momento, 7,8 mm.
As chuvas que atingem a região neste início de semana são resultado da atuação de um ciclone extratropical que se formou na noite de domingo (26) e que provocou temporais em diversas regiões do Estado. Segundo a MetSul, o ciclone deve se afastar do Rio Grande do Sul nos próximos dias, o que trará tempo mais seco e ensolarado a partir do meio da semana.
Apesar do recorde de chuvas, o nível dos rios da região não deve se elevar significativamente, de acordo com os modelos meteorológicos. Em Porto Alegre por exemplo, onde a cidade segue alagada, a previsão é de que a precipitação total fique entre 30 mm e 50 mm.