Chuva antecede forte massa de ar frio que trará até mínimas negativas para o Rio Grande do Sul

A chuva que atinge a maior parte do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (23) é apenas a precursora de uma forte massa de ar frio que vai ingressar no estado a partir de sexta-feira (24). A previsão é de que as temperaturas caiam consideravelmente, com risco de geada em diversas regiões.

Segundo a MetSul Meteorologia, a massa de ar frio é a mais forte que atingiu a América do Sul até agora neste ano e terá maior intensidade na Argentina e no Uruguai. No Rio Grande do Sul, as menores temperaturas serão sentidas no fim de semana, com mínimas próximas de 0°C na Campanha e na fronteira com o Uruguai. No Sul do Estado, as mínimas podem chegar a 2°C, enquanto na região central, os termômetros podem registrar entre 4°C e 6°C. No Noroeste, a temperatura mínima pode variar entre 1°C e 3°C. Já na Serra gaúcha, as mínimas ficarão entre 3°C e 5°C na maior parte dos municípios, com possibilidade de chegar a 0°C nos Campos de Cima da Serra no sábado e até 2°C abaixo de zero no domingo.

A chuva segue no decorrer da sexta-feira, com vento acima de 50 km/h. O ar frio começa a ser sentido ao longo do dia, mas as menores temperaturas são esperadas à noite, quando os termômetros registrarão 10°C na Grande Porto Alegre.

No sábado e no domingo, o sol predomina, mas não será suficiente para aquecer as temperaturas. Na Serra, a máxima não deve passar dos 10°C. As demais cidades terão tardes com frio entre 12°C e 14°C.

Risco de geada e neve

O Sul do Brasil terá geada neste fim de semana, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A geada não será generalizada, pois haverá vento e nuvens em diferentes localidades, que diminuem a chance do fenômeno acontecer.

Leia também:  Irmãos Menendez podem ser postos em liberdade; entenda

Além disso, alguns pontos podem registrar neve. “Considerando o perfil vertical de temperatura e a instabilidade prevista, não se pode afastar precipitação invernal (graupel, chuva congelada e/ou neve) em cotas acima de 1000 metros de altitude do Nordeste gaúcho e do Planalto Sul Catarinense no começo do sábado”, explica a MetSul.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo