MPRS recomenda que municípios respeitem normas ambientais durante atividades de desassoreamento de cursos hídricos

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) fez uma recomendação na segunda-feira, dia 20 de maio, para que municípios da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos respeitem normas ambientais durante atividades de desassoreamento – retirada de areia, lodo e outros sedimentos – de cursos hídricos após a enchente que atingiu o Estado neste mês. O objetivo é que seja respeitada uma instrução normativa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, deste ano, para garantir a integridade e a legalidade das ações de desassoreamento do leito de rios e demais cursos de água em caráter de emergência.

A promotora de Justiça Ximena Cardozo Ferreira, da Promotoria Regional Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, encaminhou a recomendação, até o momento, para os municípios de Canela, Igrejinha, Parobé, Riozinho, Rolante, Taquara, Três Coroas, Dois Irmãos, Ivoti, Nova Hartz, Araricá e Sapiranga. O objetivo é que as providências necessárias para prevenir eventuais violações da lei sejam adotadas imediatamente e com respostas no prazo de até 30 dias ao MPRS.

“Os municípios já estão colocando as máquinas no leito dos rios para fazer essa limpeza e, por isso, a nossa preocupação é de que esse serviço seja conduzido conforme a instrução normativa expedida, justamente porque este é o momento em que as prefeituras começam a fazer essas atividades, que sim, são necessárias, mas que devem seguir as orientações técnicas do órgão ambiental estadual”, explica a promotora.

Ximena Ferreira ainda destaca que a Promotoria permanece à disposição para eventuais diligências no sentido de auxiliar os trabalhos necessários para prevenção de novas catástrofes climáticas, inclusive, com auxílio à população atingida por enchentes ou temporais.

Leia também:  Rio Grande: MPRS denuncia três homens que atacaram a tiros policiais militares

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo