Guaíba deve baixar de sua cota de inundação no fim de maio, diz hidrólogo da UFRGS
O professor Rodrigo Paiva, do Instituto de Pesquisa Hidráulicas (IPH) da UFRGS, traçou um cenário otimista para a situação das inundações em Porto Alegre: a água deve permanecer acima dos 3 metros até o final de maio. A baixa do Guaíba, que ocorre a um ritmo lento de cerca de 25 cm por dia, indica que o corpo d’água ainda estará em níveis altos nas próximas semanas.
Apesar da previsão otimista, Paiva ressalta que esse cenário depende da ausência de grandes volumes de chuva nos próximos dias. “Temos dificuldades de prever com precisão duas semanas à frente, pois a variabilidade das chuvas é um fator incerto. Por isso, trabalhamos com diferentes cenários”, explica o professor.
O pico do nível das águas foi registrado no dia 5 de maio, chegando a 5,3 metros. Desde então, a água começou a baixar gradativamente, mas um novo repique foi observado entre os dias 12 e 14 de maio, elevando o nível acima de 5,2 metros. No momento, a água está em queda novamente.
O IPH alerta que a principal preocupação agora é como será a descida do nível da água e por quanto tempo ela permanecerá em níveis elevados, especialmente em função de possíveis chuvas e da ação do vento.
Com informações do Jornal Correio do Povo.