Polícia Civil realiza operação para combater fraudes e golpes durante a tragédia no RS
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, através da Força-Tarefa Cyber, deflagrou na manhã de hoje a Operação Dilúvio Moral, visando combater fraudes e golpes relacionados à tragédia que assola o estado. A ação, realizada em conjunto com a Polícia Civil de São Paulo, resultou na prisão de duas pessoas e na apreensão de diversos materiais.
O grupo criminoso, composto por dois homens, uma mulher e um menor de idade, utilizava-se de redes sociais para criar perfis falsos do Governo do Estado e solicitar doações em dinheiro. As contas bancárias informadas para receber os valores, no entanto, pertenciam aos próprios criminosos.
Modus Operandi e Impacto
A atuação da quadrilha se iniciou nos primeiros dias da calamidade pública, aproveitando-se da comoção da população para induzir pessoas de boa-fé ao erro. Estima-se que um número significativo de doações tenha sido desviado pelos criminosos, que já possuem antecedentes por crimes como roubo, porte ilegal de arma de fogo, furto e tráfico de entorpecentes.
Investigações e Ações Posteriores
A Força-Tarefa Cyber, criada com o objetivo de reprimir crimes virtuais relacionados à tragédia, já analisou mais de 50 casos, concluindo mais de 70% deles. Diversos inquéritos policiais foram instaurados e 15 páginas criminosas foram tiradas do ar. Além disso, cinco contas bancárias utilizadas pela quadrilha foram bloqueadas, impedindo um enriquecimento ilícito de dezenas de milhares de reais.