Entenda por que o Guaíba estabiliza e a enchente vai durar ainda muito
O nível do Guaíba apresentou sinais de estabilização nesta terça-feira (14), após subir consideravelmente na segunda-feira (13). No início da noite de terça, a régua do Cais Mauá registrava 5,22 metros, abaixo do pico superior a 5,30 metros atingido no início do mês.
A estabilização é atribuída à combinação de dois fatores: o pico da vazão do Rio Taquari, segundo maior contribuinte do Guaíba, ter sido atingido na terça-feira, e a intensificação do vento Sul, que contribui para drenar a água.
Apesar da estabilização, a MetSul Meteorologia adverte que as inundações em Porto Alegre devem persistir por um longo período, possivelmente até o início de junho. Isso se deve ao nível extremamente alto do Guaíba, que ainda está 3,20 metros acima da cota de cheia e 2,20 metros acima da cota de transbordamento.
Segundo a MetSul, mesmo que o nível do Guaíba caia abaixo da cota de transbordamento no final deste mês ou em junho, ainda haverá áreas alagadas na cidade. A grande quantidade de água que invadiu a zona urbana de Porto Alegre precisará ser drenada, o que levará tempo.