Nova Bassano divulga as atualizações após fortes e intensas chuvas e inundação

O Município de Nova Bassano, assim como todo o Estado, foi afetado desde a data de 30 de abril por fortes e intensas chuvas. O momento mais crítico ocorreu no dia 1° de maio, quando fomos afetados por duas inundações em um único dia, em vários pontos da cidade e interior e que se estendeu até o dia 5 de maio, com chuvas intensas. Desde então, a Administração Municipal, a Defesa Civil e a Assistência Social, juntos, organizaram uma força-tarefa composta por servidores de todas as secretarias.

Esse evento climático causou extensos danos a residências, comércios, empresas, prédios públicos e privados, tanto na área urbana como na área rural, além de danificar as estradas rurais e pontes, causando inúmeros transtornos.

Até o momento, registra-se em torno de 320 unidades particulares afetadas, 940 pessoas afetadas diretamente e, indiretamente, toda a população, pelos alagamentos, além de 4 unidades públicas, Posto de Saúde Central, ESF Cristo Redentor, Ginásio Municipal Zeferino T. Zottis e quadra de vôlei de areia e sendo 1 do Estado, Ginásio do Colégio Estadual Pe. Colbachini.

A Defesa Civil e a Assistência Social cadastraram, até o momento: a) PROPRIEDADES RURAIS: 49 Famílias; b) COMERCIAIS: 40 Estabelecimentos; c) CONDOMÍNIOS (garagens afetadas): 75 Apartamentos, 11 Comerciais; d) RESIDENCIAIS: 152 Famílias; e) OUTROS: 1 Imóvel Estadual e 3 Imóveis Municipais.

O Ginásio da EMEF 15 de novembro está sendo o Centro de Arrecadação e Distribuição de todos os tipos de doações, que incluem quaisquer espécies de donativos, alimentos, roupas, calçados, produtos de limpeza, higiene pessoal, móveis, utensílios domésticos, colchões, cobertores, roupas de cama, mesa e banho.

Com o cadastro, que é o registro dos atingidos e afetados, às famílias que precisam e, de acordo com suas necessidades, são distribuídos e entregues os suprimentos.

Leia também:  Socorrista enfrenta 17 dias de internação após picada de aranha em Passo Fundo

Após o atendimento das necessidades dos atingidos, e, tendo em vista que as doações são destinadas e vinculadas a pessoas vítimas dos eventos das enchentes, os donativos serão destinados a outros municípios da região, também afetados pelas chuvas, em intercâmbio entre os órgãos municipais da Defesa Civil.

As áreas urbanas atingidas incluem o centro da cidade, onde as galerias de drenagem pluvial transbordaram, alagando calçadas, praça, garagens de edifícios, residências, estabelecimentos comerciais e de serviços, prédios públicos e estadual, além das residências nos bairros.

Na área rural, as principais perdas ocorreram nas lavouras de milho e soja, as quais estão em ponto de colheita, porém não foram colhidas há tempo. Além disso, até o solo permitir a entrada de maquinários demandará vários dias de sol, só aumentando as perdas. Com a destruição das estradas rurais, há, ainda, a dificuldade de acesso de caminhões para a coleta de leite e transporte de ração.

Outra perda de grande importância, porém a longo prazo, é a erosão das lavouras, onde a água acabou levando a camada superficial do solo, arrastando os principais nutrientes e matéria orgânica da terra.

Nas estradas rurais, foram registrados prejuízos em torno de 300 km, danificados com as intensas chuvas, que levarão vários meses para serem recuperados.

Durante as fortes chuvas tivemos vários trechos que foram interditados para o tráfego pela formação de imensos atoladores ou pela destruição de cabeceiras de pontes.

Para recuperação das estradas, além da frota de maquinários do Município, foram contratados, em regime emergencial, caminhões, retroescavadeiras e escavadeira hidráulica para a remoção e transporte de cascalho.

Caracterizamos algumas respostas mais imediatas. Esses dados são mais fáceis de mensurar, mesmo sendo estimativas iniciais, em decorrência de estarmos vivenciando, ainda, a sequência do evento.

Leia também:  Polícia Civil deflagra operação Ripresa em Nova Bassano e região

Entretanto, cabe constar, também, em relação a prejuízos emocionais e psicológicos que afetam toda a população bassanense, em especial os diretamente atingidos, devido ao abalo do evento e suas consequências e transtornos, e, além do mais, por ser uma repetição de outro evento ocorrido em menos de 8 meses, sendo este último de maior escala e magnitude, que atingiu a nossa localidade. Junta-se a tudo isso a proporção do atingimento das enchentes na região e em todo o Estado, elevando o impacto e a significância das sequelas e repercussões e dificuldades em geral.

Também devemos ficar cientes e sabermos que advirão outros prejuízos a médio e a longo prazo, em todas as áreas.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo