Buraco gigante na Castelo Branco bloqueia principal acesso a Porto Alegre
A PRF pede que os motoristas evitem a região e não viagem neste momento.
Um enorme buraco se abriu na Avenida Castelo Branco, no sentido Litoral/Capital, na tarde deste sábado (4), bloqueando o principal acesso à capital gaúcha. A pista cedeu após a água que passa por baixo da avenida, por uma comporta, levar parte do asfalto consigo.
A PRF pede que os motoristas evitem a região e não viagem neste momento. A Castelo Branco recebe o trânsito das rodovias BR-290 (acesso ao Litoral Norte e a Santa Catarina, pela BR-101), BR-116 (que liga Vale do Sinos, Serra e interior de SC à Capital) e BR-448 (conexão da região dos vales a Porto Alegre). Além disso, moradores da Zona Norte da Capital e de cidades como Gravataí e Cachoeirinha acessam o Centro Histórico pela avenida.
As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias já causaram 57 mortes, 67 desaparecidos e 74 feridos. O número de pessoas fora de casa subiu para 42.221, sendo 9.581 em abrigos e 32.640 desalojadas. Em Porto Alegre, o nível do Guaíba superou a cota de inundação, transbordando e avançando sobre ruas e avenidas, e ultrapassou os 5 metros na manhã deste sábado. Viagens foram canceladas na rodoviária da cidade e no Aeroporto Internacional Salgado Filho.
A situação é crítica em todo o estado, com a Defesa Civil recomendando que as pessoas evitem áreas de risco e sigam as orientações das autoridades.