Tornado causa danos no interior de município na Região Central do Rio Grande do Sul
Um tornado atingiu a zona rural do município gaúcho de São Martinho da Serra, no Centro do Rio Grande do Sul, durante o sábado (27). Moradores da região filmaram o tornado avançando sobre lavouras e a sua passagem pela sede de uma propriedade rural, onde causou danos.
O tornado se deu em dia de enorme instabilidade atmosférica no Rio Grande do Sul com o deslocamento de uma frente fria pelo estado que trouxe chuva forte a intensa com volumes até perto de 200 mm na fronteira com o Uruguai, queda de granizo e alguns vendavais isolados, como em Santa Cruz do Sul que teve centenas de casas destelhadas.
De acordo com a meteorologista Estael Sias, as condições atmosféricas eram muito propícias à formação deste tipo de fenômeno. “Observávamos de manhã nas imagens de satélite como a instabilidade sobre o estado apresentava a forma da letra ‘v’ no sentido invertido, o que é característico de grande divergência na atmosfera”, comenta.
Estael Sias destaca que uma corrente de jato em baixos níveis atuava sobre o Rio Grande do Sul e foi responsável por vento Norte forte durante a manhã de sábado em Santa Maria e calor intenso de 34ºC no Noroeste durante a tarde.
“Quando uma corrente de jato em baixos níveis, um corredor de vento forte entre 1000 e 1500 metros de altitude, está atuando e há o avanço de uma frente fria, cria-se uma situação em que ventos sopram em sentidos divergentes na parte baixa da atmosfera e isso favorece a formação de tornados”, explica.
“Por isso, na esmagadora maioria das vezes em que tornados foram registrados no Rio Grande do Sul havia a presença de uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera”, acrescenta.
A passagem do tornado pela área rural de São Martinho da Serra não deixou feridos. Os danos se concentraram em um estabelecimento rural, onde o vento forte associado ao tornado causou destelhamentos de um galpão e outros danos menores.