Governo inicia missão oficial na Europa com inauguração do estande do RS na Vinitaly

Sob liderança do governador Eduardo Leite, começou neste domingo (14/4) a missão oficial do governo gaúcho na Itália e na Alemanha. A primeira atividade da comitiva, formada por secretários de Estado, foi a inauguração do estande do Rio Grande do Sul na Vinitaly, a maior exposição de vinhos do mundo, que ocorre em Verona, na Itália. O desenlace da fita do espaço foi feito por Leite, que celebrou a presença das vinícolas gaúchas no evento.

“A gente está colocando a produção gaúcha em evidência a partir do estande, e a feira também é uma oportunidade para buscarmos referências. O que observarmos aqui servirá como inspiração para que possamos fazer eventos que consolidem a marca do vinho gaúcho e, assim, ajudar no desenvolvimento do Estado. Ao ampliamos o espaço do Rio Grande do Sul na feira, a gente vai ganhando relevância para termos uma presença ainda mais forte ao longo das próximas edições”, afirmou.

Comitiva inaugurou estande do Rio Grande do Sul na Vinitaly.
Comitiva inaugurou estande do Rio Grande do Sul na Vinitaly. – Foto: Mauricio Tonetto / Secom

O estande do governo na Vinitaly está sob responsabilidade das secretarias de Desenvolvimento Econômico, de Turismo e de Agricultura, Pecuária e Irrigação. No local, que servirá para promoção do setor vitivinícola e do enoturismo, nove vinícolas gaúchas vão expor seus rótulos. O Rio Grande do Sul é atualmente o maior produtor de uva, sucos de uva, vinhos e espumante do Brasil. Em 2023, o Estado foi responsável por 90% da produção nacional de vinhos e sucos de uva, 85% da produção de espumantes e mais da metade da produção de uva no Brasil.

Mais cedo, o governador e parte da comitiva se reuniram com o presidente do Grupo Veronafiere, responsável pela feira, Federico Bricolo. A empresa também é responsável pela organização da Wine South America em Bento Gonçalves, outro importante evento do setor.

Leia também:  Divulgado resultado final do programa Partiu Futuro Reconstrução dos municípios de Porto Alegre e Rio Grande

Na segunda-feira (15/4), a missão tem sequência com uma reunião do governador com o presidente da Região do Vêneto, Luca Zaia, para discutir possíveis parcerias com o RS. Após o encontro, a comitiva seguirá para Roma.

A missão internacional

O objetivo da missão é aprofundar as relações culturais e de negócios do Rio Grande do Sul com Itália e Alemanha. Em 2025, será celebrado o aniversário de 150 anos da imigração italiana no RS. Nesta ano, ocorre a comemoração do Bicentenário da Imigração Alemã. A comitiva do governo percorrerá duas cidades na Itália e quatro na Alemanha para reuniões de negócios e encontros institucionais.

Também integram a comitiva, os secretários Artur Lemos (Casa Civil), Fabrício Peruchin (Justiça, Cidadania e Direitos Humanos), Luiz Fernando Rodriguez (Turismo), Tânia Moreira (Comunicação) e Pedro Capeluppi (Parcerias e Concessões), além do procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, e o diretor do BRDE e ex-governador, Ranolfo Vieira Júnior. Representam a Assembleia Legislativa o presidente Adolfo Brito, o líder do governo, Frederico Antunes, e os deputados Guilherme Pasin, Nadine Anflor, Carlos Búrigo, Cláudio Branchieri, Silvana Covatti e Aloísio Classmann.

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo